Comemoração do dia 25 de Abril na E2OM


No dia 22 de abril, a E2OM comemorou a Revolução dos Cravos com a dinamização de atividades em vários espaços. Após uma dinâmica inicial, os jovens percorreram 3 espaços: Repressão, Resistência e Liberdade, onde ficaram a saber um pouco mais sobre os acontecimentos que marcaram esta data. Na primeira sala, houve a projeção de um powerpoint sobre o Estado Novo,a leitura de testemunhos de pessoas que viveram nessa altura, assim como de aerogramas de soldados da guerra colonial. Os jovens tiveram depois que escrever o seu próprio aerograma como se estivessem estado na guerra. Na sala da Resistência foi feita uma dramatização da censura, já antes trabalhada com os alunos, em que estes tiveram de ler textos censurados. Passaram também por uma atividade alusiva à tortura e aos campos de concentração. Por fim, os alunos distribuíram panfletos pela escola, numa recriação de uma manifestação do 25 de abril. Na sala da Liberdade, os jovens tiveram a oportunidade de recordar os eventos que marcaram a revolução e as conquistas que foram alcançadas com a mesma. Houve ainda uma reflexão sobre o conceito de liberdade e a construção de um cravo em origami, ao som das músicas de abril.

Em todas as salas esteve patente uma exposição com fotografias de abril, testemunhos e outro material alusivo à revolução.

As comemorações terminaram com uma coreografia feita pelos nossos jovens, seguida da emblemática “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso. Ficou a mensagem da importância de comemorar esta data, lembrar e preservar as conquistas de abril.


25 de abril sempre!