A AE2O – Associação para a Educação de Segunda Oportunidade é uma instituição particular sem fins lucrativos cujo objetivo geral é promover a educação de segunda oportunidade, trabalhando especialmente com jovens vulneráveis, com baixas qualificações escolares e profissionais e em risco de exclusão social. A sua atividade principal, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e o Ministério da Educação, é a promoção e gestão da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, um projeto piloto iniciado em 2008, a única escola de segunda oportunidade no país, representante português na rede europeia de escolas de 2ª oportunidade (E2C-Europe).

 

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos oferece a estes jovens uma nova oportunidade de formação que encoraja as suas aprendizagens e aposta no desenvolvimento do seu potencial.

O projecto inscreve-se num campo mais amplo de acções articuladas com as diversas medidas de política, educativa e social disponíveis, procurando alargar progressivamente a sua acção a outros territórios da área metropolitana do Porto e de outras zonas do país, interessados no desenvolvimento de acções idênticas de educação de segunda oportunidade visando a redução do abandono precoce da educação/formação. A AE2O desenvolve ainda um conjunto de outras actividades de formação, intercâmbio e de divulgação de experiências e é uma entidade de formação acreditada pela DGERT.

465681_382065748478593_385297542_o.jpg