Testemunhos

“O mais importante que aprendi, é que sou uma pessoa melhor. Eu não era má, mas também não era uma boa pessoa. Era muito perdida, não sabia o que eu era. E vou aprendendo todos os dias. Aqui aprende-se a ser uma pessoa melhor, porque chegas aqui muito revoltado, sem querer fazer nada, e aqui aprendemos que há outra oportunidade para nós, há outro caminho, não é só aquele da desgraça, e não vamos às aulas e a escola é uma porcaria e ninguém quer saber de nós – há outra coisa aqui! Todos os dias aqui aprendo a ser uma pessoa melhor.”

Testemunho de ex-aluna da E2OM

“A dança, até estou admirada do meu filho dançar. Nunca tinha manifestado esse interesse.”

Testemunho de mãe de um aluno da E2OM

 

“A escola ajudou a perceber que é preciso ter calma, pensar nas coisas, que é preciso haver esforço para atingir um objetivo.”

Testemunho de ex-aluno da E2OM

“Muitos miúdos aqui são revoltados, e eu já fui como eles. Fazem muitas asneiras porque têm muita falta de atenção em casa, e de compreensão. E estão sempre a ser julgados. Aqui não julgamos. Damos atenção, conversamos, perguntamos o que se passa. Acabamos por confiar em nós e conversamos uns com os outros e isso ajuda.”

Testemunho de aluna da E2OM

“Os professores são diferentes, porque eles compreendem-nos, conseguem ver o nosso lado. Não é só o lado dos professores. Na escola antiga só viam o lado deles. Não compreendiam o porquê de nós fazemos muita coisa. Aqui mudei, consegui estar atenta nas aulas, ir às aulas, vir à escola, e queria aproveitar a oportunidade que me estão a dar.”

Testemunho de ex-aluna da E2OM

“Esta escola é a minha segunda família. Passo mais tempo aqui do que em casa.”

Testemunho de ex-aluna da E2OM

 

“Eles sentem-se à vontade e têm vontade de vir para a escola. Não veem como uma prisão, é isso. O (…) é um miúdo que se põe a pé aquela hora, sabe tem que vir para a escola. Ele nunca faltou aqui! E é só o primeiro ano dele aqui.”

Testemunho de mãe de aluno da E2OM

“Aqui gosto de qualquer coisa desde que seja relacionada com artes. Já gostava de desenhar antes de vir para Escola, e aqui apoiaram-me muito e passei a gostar ainda mais. Até me convidam para fazer cartazes, pintar murais...”

Testemunho de aluno da E2OM

 

“Aprendi coisas sobre mim. Estou muito mais calmo. Quando andava na outra escola tomava medicação para dormir e para me concentrar, mas não gostava porque a medicação mexia muito comigo, andava tipo zombie. Aqui cortei com a medicação, senti que não precisava mais.”

Testemunho de ex-aluno da E2OM

“Numa escola normal o professor está a falar, falar, e se percebeste, percebeste, se não percebeste, estuda em casa. Aqui não! Eles falam mais connosco, explicam, e até na música ou no teatro, a gente aprende sempre coisas. Nem vejo como uma aula a sério, mas, por exemplo, na música, com a letra, já estás a aprender português. Fizemos um teatro sobre a Cleópatra, já aprendi alguma coisa sobre a Cleópatra, já aprendi história. É mais fácil aprender desta forma.”

Testemunho de aluno da E2OM

“Na outra escola não ia conseguir terminar, não gostava mesmo das aulas. Porque as aulas eram uma seca, estava sempre a escrever e fiquei com fama na escola e por qualquer coisa mandavam-me embora. Tinha fama de malcomportado, bastava entrar na sala e os professores dizia-me que já sabiam que me ia portar mal e mandavam-me embora. Não tinha relação com os professores, quase não falava com eles. Os professores ignoravam-me, se eu não quisesse fazer nada, que pelo menos ficasse sessegado, não fazer barulho, para não perturbar.

Agora estou a trabalhar num hotel (…). Estou lá há dois anos! A E2OM arranjou-me um estágio de 15 dias, gostaram de mim e eu também me esforcei, então convidaram-me para ficar lá a trabalhar. A escola foi muito importante para ter este trabalho. Já acabei aqui a escola há 2 anos, mas venho cá quase todos os dias. Saio às 9h da manhã do trabalho, mas como não tenho sono venho visitar as pessoas. À antiga escola por exemplo, nunca mais regressei.”

Testemunho de ex-aluno da E2OM

“Um dos pontos fortes da E2OM é a intervenção ampla com os nossos jovens em absentismo/abandono escolar. Outro ponto não menos importante é a estreita articulação entre a ESOM, a família e esta Comissão. O único ponto a melhorar são as instalações físicas deste projeto.”  

Testemunho de uma CPCJ

“Após a sua integração na E2OM, estes jovens destacam-se positivamente dos restantes jovens que esta Comissão acompanha e que frequentam o ensino regular.”

Testemunho de uma CPCJ

“A E2OM oferece uma resposta muito distinta de outras ofertas formativas, nomeadamente, no que concerne ao trabalho de intervenção com jovens em risco e em situação de abandono escolar. A relação informal e um contexto escolar de grande proximidade humana permite a E2OM vincular jovens que durante muito tempo e por diversas razões não conseguiram estabelecer uma relação positiva com a escola.”

Testemunho de parceiro nacional

 

“A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM) é a inovação educativa mais relevante dos últimos anos no campo do abandono precoce da educação e formação em Portugal, sendo o seu projeto reconhecido e validado em vários estudos nacionais e internacionais.”

Testemunho de parceiro nacional

“What impressed me most about the work of E2OM was the commitment and expertise with which the different forms of action of theatre, music and graffiti are integrated into the educational work. Apart from traditional school subjects, the young people will thus be given new ways to test themselves, strengthen self-awareness and self-confidence.”

Testemunho de parceiro internacional

 

“The example of E2OM encouraged to broaden the focus of the pedagogical and didactic approach and to learn from the example of E2OM that the approaches already practiced in many places as events can be successfully integrated into the core curriculum.”

Testemunho de parceiro internacional

465681_382065748478593_385297542_o.jpg