Cosi.ed
Co - created Education through Social Inclusion

Captura de ecrã 2022-02-03, às 14.22.03.png

Financiamento:
Erasmus+ Programme, European Commission (Key Action 3: Support for policy reform; Action Type: Social inclusion through education, training and youth)
 
Número do projeto:

621365-EPP-1-2020-1-NO-EPPKA3-IPI-SOC-IN
 
Coordenação:

Universidade do Sudeste, Noruega (USN)
 
Parceiros

- University of South-Eastern Norway, Norway (Coord.)
- Vestfold and Telemark County council, Norway
- VIA University College, Denmark
- FGU Nordvest, Denmark
- University of Warsaw, Poland
- Warsaw Centre for Socio-Educational Innovation and Training, Poland
- CIIE/FPCEUP, University of Porto, Portugal
- Associação para a Educação de Segunda Oportunidade (Escola de Segunda Oportunidade
de Matosinhos), Portugal
-  Universitat de les Illes Balears, Spain
- EAPN Illes Balears – Xarxa per la Inclusió Social, Spain
- Sociedad Cooperativa de Iniciativa Social y Formación Ocupacional Jovent, Spain

Duração:
36 meses
Início: 15-01-2021
Fim: 14-01-2024
 
Web
https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-
details/#project/621365-EPP-1-2020-1-NO-EPPKA3-IPI-SOC-IN
 
Descrição:
O projeto Erasmus + KA3 “COSI.ed” pretende aperfeiçoar e alargar as boas práticas do anterior projeto Erasmus+ “Marginalisation and Co-created Education” (MaCE), dirigido à 
educação de jovens vulneráveis e socialmente desfavorecidos. O modelo assenta na premissa de que os educadores e os jovens criam em conjunto como parte de uma comunidade de aprendizagem. Neste sentido, os peritos (educadores) e os iniciantes (jovens) trabalham, lado a lado, em processos de aprendizagem conjuntos de desenvolvimento de competências e de conhecimento. A metodologia do projeto, Indirect Approach (IA) e Equality Literacy (EQL), dá voz aos jovens vulneráveis permitindo-lhes compreender as suas histórias e identificar os obstáculos que os impedem de melhorar a sua aprendizagem e desempenho. Os jovens aprendem sobre si próprios e como desenvolver o seu potencial e, ao mesmo tempo, os educadores desenvolvem competências transversais e melhoram a compreensão sobre como apoiar jovens vulneráveis. O consórcio inclui tanto parceiros da rede MaCE como novos parceiros, do Norte, Sul e Este da Europa: cinco universidades e seis parceiros regionais que trabalham com jovens desfavorecidos e em risco de exclusão social. A implementação do modelo COSI.ed em diferentes regiões e contextos educativos, envolvendo diferentes grupos de jovens desfavorecidos, permitirá o seu aperfeiçoamento e torná-lo-á mais sustentável e amplamente aplicável.