Workshop “MOBILIDADE PROFISSIONAL DE JOVENS – APRESENTAÇÃO DO PROJETO INCAS

28-10-2020

No dia 28 de Outubro de 2020, teve lugar no Teatro Flor de Infesta um workshop de disseminação do Projeto INCAS, do qual a AE2O é parceira. Este projeto internacional é financiado pelo Programa Erasmus +,sendo constituído por 7 países europeus: Reino Unido, Itália, Alemanha, Polónia, França, Roménia e Portugal.

Este projeto tem como objetivos melhorar a qualidade das oportunidades de formação para jovens adultos desfavorecidos através de programas de mobilidade internacional, aumentando as probabilidades de empregabilidade destes jovens e promovendo, desse modo, a sua inclusão social e económica.

O Encontro contou com a presença de empregadores e representantes de instituições, tendo estes reforçado a sua intenção em continuar o trabalho de parceria que tem sido desenvolvido até aqui e alargá-lo a um nível internacional, tal como preconizado pelo Projeto INCAS.

E-espetáculo E2OM / Cerimónia de encerramento

10-06-2020

O extraordinário e último E-spectáculo E2OM teve a sua estreia na cerimónia de encerramento do ano de formação 2019-2020, onde se juntaram perto de 70 pessoas na plataforma Zoom para encerrar mais um ano tão rico em desafios, como em superações.

A viagem de Fernão de Magalhães de há 500 anos doi a inspiração para a nossa própria missão colectiva de construirmos um mundo feliz para todos! Mais uma vez superamos a nossa missão "impossível"!

PARABÉNS e MUITO OBRIGADO a TOD@S!

Podem ver o nosso E-espetáculo no seguinte link:

https://vimeo.com/437044423/a4f6267ac0?fbclid=IwAR3Q_6V4BdR0reKf37y7KUHF9wefUGPDdnjerpd4umqPrDyIXfe6IqrdGKM

Cortejo de carnaval de São Mamede de Infesta

25-02-2020

No dia 25 de Fevereiro a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos marcou presença, uma vez mais, no cortejo de carnaval de São Mamede de Infesta.
Com a nossa Nau, saímos à rua para celebrar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, porque acreditamos que a passagem pela nossa escola é, também, uma viagem repleta de força de vontade, determinação, resiliência e foco nos objetivos pessoais e coletivos.
Continuamos, agora, a navegar pelos percursos de formação até termos terra à vista!

O 2º Encontro Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade

16-12-2019

O 2º Encontro Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade foi um enorme sucesso que reuniu cerca de 300 participantes de 120 instituições de todo o país. A E2O Portugal é agora uma rede mais forte e preparada para apoiar o desenvolvimento das Escolas de Segunda Oportunidade de que o país urgentemente precisa.

3º ENCONTRO TRANSNACIONAL DO PROJETO INCAS

24-10-2019 - 25-10-2019

Nos dias 24 e 25 de Outubro de 2019 teve lugar na Câmara Municipal de Matosinhos o 3º Encontro Internacional do Projeto INCAS (Improving Impact in International Work Placements), que conta com a colaboração de 7 países europeus (Reino Unido, Itália, Alemanha, Polónia, França, Roménia e Portugal).

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos é a parceira portuguesa neste projeto que visa facilitar a mobilidade internacional para jovens desfavorecidos que frequentam a educação de segunda oportunidade.

Para mais informações sobre este projeto consultem a página: https://incas.erasmus.site/

You(th) are (P)art (APV)

12-09-2019 - 15-09-2019

Entre os dias 12 e 15 de Setembro realizou-se, em Matosinhos o primeiro encontro preparatório do Intercâmbio Internacional "You(the) are (P)art", a realizar-se do dia 3 a 10 de Outubro. A energia do grupo cresce e esperamos que esta seja, mais uma vez, uma excelente experiência para todos os jovens participantes. A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos acredita na diversificação de ofertas nos processos de aprendizagem, tornando a escola no palco de experiências que alimentam o entusiasmo e entrega dos jovens e profissionais.

Cerimónia Encerramento 2018/2019

15-07-2019

Mais um ano letivo fantástico que chegou ao fim. Uma escola não se faz de paredes. Faz-se das pessoas que dão vida às dinâmicas no interior e exterior dessas paredes. Por isso, é importante dar os parabéns a todos os nossos jovens por terem embarcado nesta maravilhosa aventura que deixará, com certeza, memórias intensas de aprendizagens ricas e diversas. Parabéns, também, a toda a equipa da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos! Deixamos, ainda, um enorme agradecimento a todos os nosso parceiros que ao longo dos anos foram sustentando este projeto connosco e a todos aqueles que ontem fizeram questão de estar presentes no encerramento deste ano letivo, deixando a vontade de reabrir a escola em setembro com a mesma energia que sempre nos caracterizou. Bem-haja!

Espetáculo "S.O.S. Ação"

31-05-2019

Espectáculo E2OM 2019 - Uma experiência inesquecível para os jovens e técnicos da E2OM e para todos os que tiveram o privilégio de se sentar na plateia do Teatro Flor de Infesta, na noite de 31 de Maio. Foi um momento perfeito, de grande beleza, sensibilidade, energia e talento com uma mensagem forte contra as mudanças climáticas. Somos hoje tod@s pessoas melhores!

Feira de Oferta Formativa

14-05-2019

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos esteve, uma vez mais, presente na Feira de Oferta Formativa, em Matosinhos. Os vários workshops da escola estiveram representados, assim como os nossos jovens.

Apresentamos, ainda, uma performance baseada no nosso tema anual que relembra a importância de agir no sentido de reduzirmos a nossa pegada ecológica.

Jogos de Futsal da ESOM

08-05-2019

Hoje foi mais um dia em que a equipa de Futsal me deixou cheia de orgulho. Para além de grandes jogadores, que já tinham provado ser, hoje mostraram que são excelentes Seres Humanos.

É muito bom ter oportunidade de poder contribuir (nem que seja apenas um bocadinho) e ver acontecer....

Parabéns miúdos...

Um agradecimento à Rosa e Tânia, que hoje também fizeram parte da equipa.

Visita ao CATI

02-04-2019

CATI - Mais uma visita fantástica!

Falou-se de "Saudades" e das "Estradas" que percorremos na vida...

Kart Day

20-03-2019

11 jovens da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos usufruiram, hoje, de uma fantástica experiência no Kartódromo Cabo do Mundo, onde experimentaram a adrenalina da condução de um kart. O sentido e o propósito desta atividade foi visível nos sorrisos que ganharam forma nos rostos dos nossos jovens. Ficamos extremamente felizes por sentirmos que os nossos percursos de formação são, também, motores de diversão e de criação de boas memórias.

Um enorme agradecimento à Câmara Municipal de Matosinhos e ao Kartódromo Cabo do Mundo pela oportunidade e por nos proporcionarem esta experiência. O vosso apoio foi e é sentido! Ainda, um obrigado ao piloto Álvaro Parente, pela presença e partilha de um pouco da sua história!

Qualifica 2019

20-02-2019

Nos passados dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos esteve, uma vez mais, presente no Qualifica, onde apresentou uma performance baseada em ritmos e movimento, preparada nos diversos workshops que oferecemos aos nossos jovens, nomeadamente malabarismo, teatro e música. Os visitantes do Qualifica puderam, ainda, usufruir dos nossos serviços de catering e saborear algumas das nossas criações no campo da cozinha. Parabéns E2OM!

Cerimónia de Abertura 2018/2019

19/09/2018

Foi com um círculo composto por mais de 100 pessoas que iniciamos um novo ano de formação na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. Obrigado a todos pela vossa presença e por continuarem a acreditar neste projeto. Aos nosso jovens, desejamos um excelente ano de formação, com a promessa de que a nossa porta estará sempre aberta para vos receber!

Qualifica - Exponor

01/03/2018 - 02/03/2018

No passado dia 1 e 2 de Março, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos esteve presente no Qualifica, na Exponor. No primeiro dia realizou uma apresentação de Música e Dança e no segundo dia, o Workshop de cozinha organizou um serviço de catering para todos os visitantes, contando com a degustação do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.

Pintura Mural

02/11/2017

Esta pintura mural, que arrancou em setembro de 2017, em parceria com a União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, foi integralmente idealizado e concretizado pelos alunos da E2OM, instituição de ensino que celebra este ano o seu 10º aniversário. A cerimónia de inauguração desta intervenção artística contou com a presença do Sr. Presidente da União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Moreira Fernandes e alguns vogais do seu executivo, do ex presidente da mesma União, Sr. António Moutinho Mendes, a seu convite, do Vereador da Educação e Ambiente da Camâra Municipal de Matosinhos, Prof. António Correia Pinto, do Diretor da Escola de Segunda Oportunidade, Prof. Luís Mesquita, bem como demais artistas, professores e alguns dos cerca de 60 alunos envolvidos neste projeto cujo objetivo foi reabilitar uma parede da cidade, com 360 metros², e incentivar uma maior aproximação dos jovens da E2OM com a comunidade e vice-versa.

Secretário de Estado Professor Doutor João Costa

03/05/2017

No dia 2 de Maio 2017, o Secretário de Estado da Educação Professor Doutor João Costa visitou a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, manifestando o reconhecimento do Ministério da Educação pelo trabalho realizado e declarando publicamente que esta é uma resposta de que o país precisa. Este foi um dos momentos mais altos e significativos da vida da escola. Entre o Ministério da Educação, a Câmara de Matosinhos e a Escola de Segunda Oportunidade existe agora um claro acordo sobre a institucionalização e a integração da escola no sistema público de educação.

Iniciativa MANIFESTA

06-10-2020

A E2OM na iniciativa MANIFESTA da rede ANIMAR, webinário “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Reflexões e contributos para a implementação em contexto de Escola”.

Reunião da parceria estratégica da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

12-06-2020

No dia 12 de Junho, reuniu na sala de sessões da Câmara Municipal de Matosinhos, a parceria estratégica da E2OM,  o vereador e equipa da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, o Diretor Geral da DGEstE, o Vice-Presidente do IEFP, a Delegada Regional do IEFP, a diretora do Agrupamento de Escolas Óscar Lopes e o diretor da ESOM, entre outros, para aprovar o aditamento ao novo protocolo, designadamente com a entrada na parceria do IEFP, e para articular o novo modo de funcionamento da ESOM com a integração no Agrupamento de Escolas, designadamente, a estabilização do corpo docente, os recursos humanos não docentes e o seu enquadramento administrativo e financeiro na rede escolar do concelho.

Inquietações Pedagógicas sobre as Escolas de Segunda Oportunidade

10-02-2020

As Inquietações Pedagógicas do dia 10 de Fevereiro na ESE de Lisboa - As Escolas de Segunda Oportunidade: a que problemas respondem, que práticas de inovação desenvolvem e como se integram nas modernas tendências de renovação e nas políticas públicas de educação.

E2OM no relatório "Estado da Educação 2018"

26-11-2019

A Escola de Segunda Oportunidade no relatório "Estado da Educação 2018" do Conselho Nacional de Educação (pág. 336-349)

https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1496-estado-da-educacao-2018?fbclid=IwAR3FZdD8SCPRiGCHLxVmE-FdcDYsFNS801vn0VgduTzQu9H76v431VANmTI

You(th) are (P)art

03-10-2019 - 10-10-2019

Mais um intercâmbio internacional organizado pela Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, onde alguns dos nossos jovens usufruíram de uma experiência multicultural em contacto com jovens de diversas nacionalidades provenientes da Espanha, França, Bulgária, Noruega e Alemanha. Foram dias intensos compostos por experiências marcantes vividas nos diversos workshops artísticos de Dança, Teatro, Música e Artes Visuais e nas dinâmicas geradoras de laços que ficam, para sempre, gravadas na memória. Enquanto escola, acreditamos que os espaços de formação se alastram para lá dos muros e que o mundo é a nossa única sala de aula, onde os percursos de formação se transformam em vivências significativas que ressignificam a escola.

PREVENT - 4º International Partner Meeting

30-09-2019 - 03-10-2019

De 30 de Setembro a 3 de Outubro aconteceu o quarto "International Partner Meeting" do projeto PREVENT, no Porto, financiado pela Erasmus+. Deixamos a ligação para a página da instituição organizadora do projeto onde podem ler um pouco mais sobre o mesmo. 

http://fszk.hu/english/prevent/news/

Multiplier Event TIP

15-07-2019

O projeto TIP - Transferring Innovative Practices encerrou no passado dia 15 de Julho com um Multiplier Event no Teatro Flor de Infesta. Durante o evento estreou a curta metragem "Second Chance" onde é possível assistir a algumas entrevistas com jovens estudantes de vários países. Esperamos que o projeto continue por mais dois anos, permitindo que o enorme contributo já dado à causa do Abandono Precoce de Educação e Formação seja ainda maior, no futuro.

Fórum CEDEFOP

29-05-2019

A Escola de Segunda Oportunidade esteve presente no Policy Forum: “What role for community lifelong learning centres?" organizado pelo Cedefop e pela Lifelong Learning Platform, em Bruxelas. O fórum refletiu sobre o potencial das equipas multidisciplinares e de centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida no combate ao abandono precoce da educação e formação. Na sua intervenção, o Dr. João Costa teve oportunidade de informar o fórum sobre o processo em curso de integração da escola de segunda oportunidade no sistema público de educação, em Portugal, que o governo quer concluir ainda antes do final da legislatura.

Programa Freemind

13-05-2019

Este projeto começou a ser implementado na E2OM no dia 14 de novembro de 2018, nas aulas de cidadania. Tem uma periodicidade quinzenal e nele participam jovens de várias faixas etárias (PIEF e EFA), com diferentes perfis. O projeto tem a duração de um ano e tem como responsáveis Aline Bazzarella e Cláudia Fernandes da Youth for Human Rights.

25 de Abril

25-04-2019

A Escola é, também, um sítio onde se ensina a democracia e a importância de sermos cidadãos ativos para a mantermos viva.

Vivemos, hoje, um momento bonito. Mais um dos muitos...que nos inspire a inspirar e que a liberdade, força e persistência de um 25 de Abril de 1974 viva nos nossos dias, todos os dias!

Audiência na Comissão Parlamentar de Educação da AR

26-03-2019

A E2OM em audiência na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República, 26 de Março 2019, a liderar a campanha nacional em defesa de novas respostas de politica pública, designadamente escolas de segunda oportunidade, para travar o abandono precoce da educação e formação de jovens com baixas qualificações e em risco de exclusão social.

Greve Climática Estudantil

15-03-2019

Juntos, participamos na Greve Climática Estudantil em frente à Câmara Municipal do Porto.

Através da imagem de Liliana de Jesus, ex-aluna da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, a nossa posição foi marcada e sentida!

Visita da delegação do MedNC

13-02-2019

Recebemos, no passado dia 13 de Fevereiro, a delegação do MedNC (Mediterranean New Chance), mostrando, uma vez mais, o que temos de melhor e aquilo de que somos capazes. A criatividade, o atendimento sereno e afectuoso dos nossos jovens, a abertura e tolerância, as práticas inspiradoras, o espírito de equipa e de união, enfim, a família e a missão segunda oportunidade em acção. Somos uma garantia de que os jovens em dificuldades podem confiar na(s) escola(s) de segunda oportunidade como um ambiente seguro de aprendizagem e uma via de reintegração social que persiste na criação de mais oportunidades e mais escolhas para jovens pouco qualificados, em risco de exclusão social.

Youth Event 2018

04/06/2018 - 08/06/2018

De 4 a 8 de Junho, Matosinhos foi a capital europeia das Escolas de Segunda Oportunidade, reunindo jovens e profissionais de Escolas de Segunda Oportunidade de toda a Europa.

O principal tema deste evento foi a Educação de Segunda Oportunidade para a integração social dos jovens, chamando a atenção para uma Política de Redução de abandono escolar precoce.

Prémio Manuel António da Mota

03/12/2017

No passado dia 3 de Dezembro de 2017 a Escola de Segunda Oportunidade de matosinhos foi a vencedora do Prémio Manuel António da Mota, numa cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa.
"A experiência do projeto vencedor deste ano é, aliás, um excelente exemplo de como a promoção do sucesso escolar e a criação de novas oportunidades requer efetivamente um trabalho focado nas necessidades locas e nas especificidades de cada comunidade É um bom exemplo que nos deve inspirar e que deve merecer ser replicado em todo o país."
Palavras do Sr. Primeiro Ministro, após a entrega do Prémio Manuel António a Mota à Escola de Segunda Oportunidade.

DAR(t)E - Doing Art as Education

02/10/2017

De 27 de setembro a 4 de outubro de 2017, a E2OM, Matosinhos, organizou o intercâmbio Internacional de jovens DAR(t)E - "Doing Art as education", no Campo de Escuteiros de São Jacinto, Aveiro. Este Intercâmbio contou com cerca de 40 jovens provenientes de cinco países diferentes na Europa - Portugal, Espanha (Fundação TOMILLO), Alemanha (BIDA eVKultur und Bildung), Bulgária (Fundação Essence) e Hungria (Kontiki Vocational Training) - com diferentes contextos culturais, sociais e origens educacionais. Muitos dos participantes viajaram pela primeira vez no exterior e, pela primeira vez, fizeram parte de um grande grupo internacional envolvido em um processo artístico criativo com um objetivo comum final - uma performance artística pública.

Teatro Sensorial "Às Vezes"

16/12/2016

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Dezembro de 2016 realizou-se na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos um Labirinto Sensorial onde os participantes foram expostos a diversas experiências sensoriais num percurso de 40 minutos.

Cerimónia de Abertura 2020/2021

21-09-2020

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM) realizou a sua cerimónia de abertura do ano de formação 2020/2021, na segunda-feira, 21 de Setembro de 2020, no Teatro Flor de Infesta, Rua Padre Costa, 118, em S. Mamede de Infesta.

Desejamos um excelente ano letivo a todos os nossos jovens, técnicos e professores.

Assinatura dos contratos de cedência de computadores

09-06-2020

ENTREGA DE COMPUTADORES PELA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS - 9 de junho de 2020

A ESOM esteve ontem representada numa cerimónia na Escola Básica Professor Óscar Lopes, em que a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, assinalou simbolicamente a assinatura dos contratos de comodato para cedência de computadores a instituições de ensino deste concelho.
A nossa escola recebeu 12 computadores que serão entregues a jovens que não têm condições que lhes permitam acompanhar as aulas nas plataformas de ensino digitais que, nesta época de pandemia provocada pela COVID-19, substituem as aulas presenciais.
A ESOM agradece este apoio da CMM, que será bastante útil para os nossos alunos.

Podcast da rede MedNC

.

A E2OM no podcast da rede MedNC (mediterranean-new-chance-network)

https://soundcloud.com/mednc_network/devenir-un-acteur-de-reference-et-mener-un-plaidoyer-efficace

Conferência anual da rede MedNC

27-11-2019

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos está presente no encontro da rede MedNC da qual faz parte. Durante o encontro, tivemos a oportunidade de dinamizar uma experiência sensorial onde partilhamos algumas metodologias utilizadas no trabalho com os nossos jovens.
Hoje encerramos o encontro com a conferência anual da rede MedNC com o tema "Getting inspired by the best Mediterranean practices", onde o nosso diretor, Luís Mesquita, está a dar o seu importante contributo levantando, uma vez mais, o véu que cobre o problema do abandono escolar precoce que, como sabemos, deixa à deriva tantos jovens não só em Portugal, mas pelo mundo todo.

Assinatura do novo Protocolo da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos 

02-10-2019

No dia 2 de Outubro, teve lugar nas nossas instalações a assinatura do novo Protocolo da E2OM, na presença de todos os parceiros e também do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa, que o homologou. O protocolo regula a intervenção dos parceiros da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Câmara Municipal de Matosinhos, o Agrupamento de Escolas Prof. Óscar Lopes e a Associação para a Educação de Segunda Oportunidade, na sequência da publicação em Diário da República, a 6 de agosto, do Despacho 6954 que cria o Programa “Segunda Oportunidade”, uma nova política pública em Portugal dirigida a jovens em abandono precoce, que passa a constituir o enquadramento legal das escolas de segunda oportunidade. O protocolo agora formalizado melhora as condições em que a E2OM vinha desenvolvendo o seu trabalho de inclusão social e profissional de jovens, abrindo caminho para a integração da E2OM no sistema público de educação.

Despacho n.º 6954/2019

06-08-2019 - 

Grande dia para as Escolas de Segunda Oportunidade!

Hoje é criado o enquadramento legal para uma política pública de educação de segunda oportunidade e esta é uma fantástica notícia e uma nova esperança para os muitos milhares de jovens a quem o Estado ainda não garante como devia o direito à educação. É o reconhecimento do trabalho de 11 anos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos e do seu sonho pioneiro de construir uma resposta pública para jovens em abandono precoce. Fomos felizmente acompanhados por muitos profissionais, parceiros, instituições, cidadãos preocupados, que deram o seu contributo de cidadania na construção da política pública para o país que hoje é anunciada. Para as 3 escolas de segunda oportunidade que hoje existem no país este é um poderoso impulso para o futuro, com mais estabilidade e menos incerteza.

Uma palavra muito especial de reconhecimento pela coragem e determinação do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa. (Despacho n.º 6954/2019 - https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123725456/details/2/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=123725424)

Encontro Transnacional do Projeto INCAS

06-06-2019 - 07-06-2019

A Associação para a Educação de Segunda Oportunidade (AE2O), enquanto líder do Intellectual Output 1, apresentou a seleção efetuada de 30 exemplos de instrumentos e boas práticas usados para a mobilidade de jovens. Estes dados foram recolhidos pelos diferentes parceiros, usando um modelo criado também por nós – o IO1 SCE Mobility Toolbox. Foram selecionados os exemplos que representavam as melhores práticas e que poderiam ser mais facilmente transferíveis para outros contextos internacionais, sendo divididos em três etapas: preparação, implementação e avaliação.

O Projeto Incas visa facilitar a mobilidade de jovens vulneráveis para formação em contexto de trabalho, disponibilizando e desenvolvendo recursos que possam atender às suas necessidades, tais como aplicações móveis e ferramentas online.

Youth Event - Suécia

21-05-2019 - 24-05-2019

As aventuras em Norrköping, Suécia foram incontáveis. Cada dia, uma história diferente para contar...

Vir à escola, na E2OM, significa embarcar numa viagem pela busca do conhecimento e uma entrega aos processos de aprendizagem que, desta forma, ganham um novo significado. Os nossos jovens levantaram voo e já não querem mais aterrar!

Workshop "Integração Socioprofissional de Jovens, a Experiência da Rede MedNC nos Países da Área do Mediterrâneo"

09-05-2019

Workshop "Integração Socioprofissional de Jovens, a Experiência da Rede MedNC nos Países da Área do Mediterrâneo" - 9 de maio, Sala de Sessões Pública da Câmara Municipal de Matosinhos.

Workshop dinamizado por Hoda Fakhoury da Semeurs d'Avenir, Líbano, em colaboração com a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, no âmbito da Feira de Oferta Formativa.

Escola de Segunda Oportunidade em Ermesinde

12-04-2019

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos esteve, hoje, presente na sessão que marca o início de trabalhos do consórcio que tem como objetivo abrir uma Escola de Segunda Oportunidade em Ermesinde. Um passo gigante, repleto de coragem e determinação, na direção de um sistema de ensino, a nível nacional, que respeita o direito dos jovens a uma educação significativa. O caminho faz-se caminhando!

Parabéns!

Workshop Ibérico ESE

21-03-2019

WORKSHOP IBÉRICO SOBRE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INSERÇÃO SÓCIO-PROFISSIONAL DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Mais uma iniciativa da AE2O, Associação para a Educação de Segunda Oportunidade, em conjunto com a E2O Portugal - Rede Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade e da E2O Espanha, Associação Espanhola de Escolas de Segunda Oportunidade.

O objetivo deste workshop de reflexão foi o de estabelecer uma estratégia de trabalho conjunto para promover mudanças sistémicas através da procura de soluções de acompanhamento integrado de jovens na Península Ibérica.

O serviço de catering foi assegurado pela Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.

Pintura da fachada lateral da ESOM

23-02-2019

DERRUBAMOS AS PAREDES COM TINTA PARA MOSTRAR TODAS AS CORES DE QUE SOMOS FEITOS!

Uma escola nunca é apenas o edifício. A escola são as pessoas que, de inúmeras formas, dão vida ao espaço e que o tornam único, imprimindo todas as suas vivências no tempo e adicionando pedaços de si na história. Este mural que pintámos é o reflexo disso mesmo. É o descortinar das paredes que delimitam um edifício para mostrar o que lá vai dentro. É uma junção de significados, de sentimentos, de reflexões sobre o que significa a "segunda oportunidade" nas vidas que tocamos. Sabe bem saber que significamos tanta coisa...

"À Procura dos Sentidos"

11/12/2018 - 13/12/2018

O corpo é um fenómeno total, composto por diversos sentidos, capazes de atribuir sentidos diferentes à vida. No Teatro Sensorial "À Procura dos Sentidos" foram explorados diferentes estímulos, proporcionando uma experiência intensa e marcante ao nível sensorial, demonstrando, uma vez mais, a importância dos recursos artísticos na construção dos percursos de formação e no desenvolvimento pessoal dos nossos jovens.

Espetáculo "Acordar o Herói em Mim"

21/05/2018

No dia 21 de Maio a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, em parceria com a Escola Superior de Educação do IPP e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo da UP, apresentou o espetáculo "Acordar o Herói em Mim" no Teatro Flor de Infesta. Mais uma demonstração do potencial das Artes ao serviço dos processos de aprendizagem.

 

Fotografia por: Tiago Pinho

II Gala Educação para a Saúde

24/11/2017

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos este presente na 2ª Gala Educação para a Saúde da Liga Portuguesa contra o Cancro, onde apresentamos a nossa coreografia num espetáculo de dança. No átrio, as centenas de participantes saborearam o delicioso catering preparado também pela E2OM.

Polónia, Cimeira da Juventude da E2C

24/09/2017

A E2OM esteve presente na Cimeira da Juventude da E2C, na Polónia dos dias 18 a 22 de Setembro.

Visita do Ministro da Educação

24/11/2016

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues visitou Matosinhos no passado dia 23 de novembro, tendo inaugurado a nova Escola Básica Estádio do Mar, cujo muro exterior beneficiou de uma intervenção Artística da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. Tivemos oportunidade de acompanhar o Senhor Ministro da Educação na sua visita ao Graffiti de 400 metros que circunda toda a Escola. Tivemos ocasião de apresentar ao Senhor Ministro da Educação o projeto da nossa Escola, bem como a Proposta Nacional RAP (Redução do Abandono Precoce).

465681_382065748478593_385297542_o.jpg