top of page

Encerramento do Projeto SPORT ME

O projecto Sport Me chega ao fim no final de 2022.


A implementação do projeto dividiu-se em várias fases:

- A fase preparatória visou extrair e analisar o modus operandi, as semelhanças e as boas práticas que estariam a ser realizadas em diferentes países neste domínio;

- A fase seguinte visou desenvolver orientações sobre os processos de mentoria social no campo do Desporto e como os mentores e aprendizes poderiam desenvolver competências através do Desporto para promover a inclusão com os resultados alcançados na fase preparatória;

- O treino, a fase seguinte, centrou-se na realização de uma cápsula de treino a ser desenvolvida pelos parceiros do projeto, destinada a formar profissionais no campo do Desporto para se tornarem mentores;

- Na quarta fase, foi realizado um teste piloto para avaliar se os processos propostos poderiam vir a ser relevantes para os potenciais utilizadores;

- A última fase centrou-se no desenvolvimento de pequenos vídeos que combinaram as experiências internacionais de inclusão social.


Eventos finais SPORTME

Em Novembro e Dezembro de 2022, aconteceram os eventos finais do projeto Sport Me, realizados em cada país parceiro - Inglaterra, Portugal e Espanha (Catalunha).

Durante as conferências, foram apresentados os produtos finais do projeto, nomeadamente as orientações metodológicas e um vídeo demonstrativo com as experiências de mentores e jovens que participaram no projeto.


Produtos SPORT ME

Pode encontrar-se as diretrizes metodológicas e o vídeo no website do SPORT ME - https://www.gentis.org/sportme-erasmus-project e na página do projeto SPORT ME do nosso site - https://www.segundaoportunidade.com/sportme.


Testes piloto SPORT ME

Através dos testes piloto realizados em cada um dos 3 países participantes, foi possível pôr em prática as diretrizes metodológicas sobre como implementar os processos de mentoria desportiva.

Os testes piloto consistiram na implementação de itinerários de mentoria a jovens em risco de exclusão, com o apoio e formação de clubes desportivos que disponibilizaram voluntários para servirem de mentores no campo do Desporto. Anteriormente, estes clubes e voluntários tinham recebido informações e formação que facilitavam o acesso ao Desporto nas áreas de interesse dos jovens acompanhados.


O projeto SPORT ME teve uma duração de 2 anos - de Janeiro de 2020 a Dezembro de 2022.

bottom of page