top of page

PNC – Exibição do filme “O sonho de Wadja”

Casa cheia, jovens focados e o cinema como dispositivo pedagógico para dar a conhecer novas culturas e novas realidades.

Foi assim no dia 13 de janeiro de 2022, com a exibição do filme “O Sonho de Wadja” (PNC), o primeiro filme totalmente rodado na Arábia Saudita (onde, até 2018, não existiam salas de cinema, nem indústria cinematográfica) e o primeiro filme saudita realizado por uma mulher.

A propósito da expansão muçulmana e do islamismo (Projeto Interdisciplinar “O Cristianismo rumo ao Mundo Medieval”), foi exibido este filme que abrange uma série de temáticas importantes, nomeadamente a religião e a liberdade, os direitos humanos e, em particular, o lugar da mulher numa sociedade religiosa conservadora, dominada por homens.

No dia 11 de janeiro foi também exibido “Rhoma Acans”, uma curta-metragem de Leonor Teles sobre o papel da mulher na comunidade cigana.

A plataforma do Plano Nacional de Cinema inclui filmes interessantíssimos que nos permitem diferentes leituras e retratos de comunidades diversas, sendo um dispositivo pedagógico significativo para a construção de conhecimento sobre a interculturalidade e para a promoção do pensamento crítico dos nossos jovens.


bottom of page