top of page

Queima de Judas 2023



No rescaldo de um fogo que ardeu bem alto, olhamos para trás e sorrimos ao ver a dimensão do que fizemos. A primeira Queima do Judas da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos resgatou uma velha tradição que foi reinventada através de um espetáculo artístico comunitário. Esta cerimónia ancestral foi transportada para os processos de aprendizagem dos jovens e a construção coletiva do produto artístico final foi o culminar de uma criação comum onde todas as vozes importam.

No final, o Judas ardeu e com ele, todos os episódios menos bons das nossas vidas. Há um sentimento de leveza e alívio que sucede e que, de alguma forma, nos coloca uma folha em branco à frente para escrevermos a história do que está por vir, sem amarras e como entendermos.

Queremos agradecer ao Prof. Leonardo Fernandes e à União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, por acreditarem nesta ideia e se juntarem a nós no sonho. Sem vocês, não seria possível.

Agradecemos ao Álvaro e ao Grupo de Bombos Águias de São Mamede, por fazerem tremer o chão na abertura do espetáculo.

Agradecemos aos Bombeiros, por garantirem a segurança de todos.

Por fim, queremos dizer que o tamanho dos nossos jovens não é mensurável. Foram enormes e a qualidade do que fizeram iluminou a noite! Parabéns!

A toda a equipa da escola, nada disto poderia existir sem o vosso contributo, sem a vossa entrega e dedicação, sem o compromisso com aquilo que esta escola representa. Um sincero obrigado!


O Judas 2023 terminou. Para o ano há mais!

bottom of page