top of page

Semana UBUNTU na E2OM


De 26 a 30 de abril, 22 jovens e 8 profissionais viveram uma semana intensa de um projeto lindíssimo - Semana Ubuntu - organizado pelo Instituto Padre António Vieira, no âmbito das Academias de Líderes Ubuntu, o Agrupamento de Escolas Prof. Óscar Lopes e a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.

Uma semana de crescimento conjunto, de milagres internos e externos, de momentos de mais certezas que incertezas, uma entrega coletiva e o renascimento da esperança e do amor!

Acreditamos que para quem se permite mergulhar em si mesmo, está mais preparado/a para praticar a Ética do Cuidado, para ser Líder Servidor e para ser um verdadeiro Construtor de Pontes - os 3 Pilares Ubuntu. E estes jovens provaram e provam diariamente, o quão são valentes, corajosos, resilientes, generosos, amorosos e fortes!

Ubuntu significa ‘Eu sou porque tu és’, na filosofia africana, e a empatia que se viveu e se sentiu ao longo destes 5 dias de desenvolvimento pessoal e social são traduzidas em partilhas como estas:

“nós saímos do Ubuntu, mas o Ubuntu nunca irá sair de nós. Agora é cabeça erguida, continuar na ESOM, fazer com que a ESOM brilhe e cada um de nós tmb. Concluir os nossos objetivos e eu quero acabar a minha caminhada com vocês ao meu lado."

“Estou mesmo grato por esta semana incrível por tudo o que vocês me ensinaram, pelo vosso apoio, pelas palavras que me dedicaram e essa semana deu para mostrar mais sobre cada um de nós e uniu-nos mais. Parabéns pra nós todos Ubuntu.”

bottom of page