Organização da Formação

A formação é orientada para as necessidades e interesses de cada jovem, que desenha e desenvolve o seu Plano Individual de Formação com o apoio dos profissionais de aconselhamento e orientação da E2OM que também acompanham o seu percurso na escola, propondo e acertando com o jovem os necessários ajustamentos e reformulações.

A oferta de formação é muito variada, sendo o núcleo central os workshops de formação que funcionam durante todo o dia, em horário próximo do horário de trabalho. A intervenção socioeducativa da ESOM desenvolve-se em 4 áreas centrais: a formação vocacional de Cozinha, Costura e Criatividade, Carpintaria e Electricidade, Informática, a educação artística em Teatro, Música, Dança, Artes visuais, o desenvolvimento pessoal e social, Apoio educativo e Intervenção psicossocial e o apoio à certificação escolar de 6º Ano e 9º Ano.

 

São ainda desenvolvidas diversas actividades culturais, desportivas, de educação para a saúde, de higiene e segurança, visitas de estudo e organizados intercâmbios internacionais de jovens. São proporcionadas oportunidades de participação em iniciativas idênticas noutros países, nomeadamente promovidas por outras escolas europeias de 2ª Oportunidade.

Todos os jovens que frequentam a E2OM estão integrados em percursos de certificação escolar e profissional, em articulação com os sistemas regulares de formação e certificação. A E2OM oferece apoio formativo nas áreas da literacia e numeracia e em outras áreas de formação básica, na perspectiva de apoiar os jovens na obtenção de certificação escolar, e articula com outras entidades em áreas de formação necessárias ao cumprimento dos Planos Individuais de Formação.

Certificação Escolar

Desenvolvimento Pessoal e Social

Formação Vocacional

465681_382065748478593_385297542_o.jpg